top of page

HOJE A DICA É ALOE VERA - 22/01/2021

 

A Aloe Vera, também conhecida como Babosa, é uma planta exótica, medicinal, muito popular e utilizada há muito tempo, conhecida por sua característica gelatinosa devido ao gel encontrado no interior de suas folhas.

É muito utilizada em cosméticos.

A babosa é composta por 95% de água, possui princípios-ativos benéficos, como o Aloeferon que atua na multiplicação celular e acelera a cicatrização e a Antraquinona que tem ação antisséptica. Ela tem uma ação nutritiva, antiinflamatória e regeneradora, favorecendo o processo de cicatrização de feridas e eliminando radicais livres.

COLHENDO O GEL DE ALOE VERA (BABOSA) 

As folhas de aloe vera (babosa) contêm um gel transparente. Este gel é calmante, útil para tratar queimaduras e ressecamentos da pele. Use-o fresco, recém-colhido, porque é instável e perde logo a consistência.  Se for guardar, coloque na geladeira por no máximo, dois dias. Se estiver esverdeado, descarte-o.

1 - Corte uma folha grande e sadia perto da base.

2 - Após o corte da folha, um líquido amarelado e amargo que se chama Aloína, irá escorrer. Ele está localizado entre a parte dura e o gel transparente da folha. Possui propriedades laxantes e irritantes. Deixe escorrer o máximo possível.

A Aloína não deve ser utilizada para ingestão ou uso cosmético.

    

 

 

3 - Com cuidado, faça um corte longitudinal no centro da folha. Abra delicadamente os dois lados do corte. Depois, use uma colher para raspar o gel transparente do centro da folha e coloque-o numa tigela.

Para a conservação do gel, o ideal é guardá-lo na geladeira.

Indicações para o uso de cosméticos com gel de Aloe Vera:

  • Hidratação, acne, rugas, cortes, picadas, irritações, queimaduras;

  • Para o crescimento e hidratação dos fios de cabelo;

  • Para constipação, auxiliar no tratamento de gastrite e câncer;

  • Possui substâncias com ação antioxidante, que podem neutralizar a ação dos radicais livres e reduzir o acúmulo de gordura nas artérias.

   

Além desses benefícios, o gel de Aloe Vera também é capaz de fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no tratamento do câncer. Pode ser utilizado em forma de suco e preparado de forma caseira, ou adquirido de forma industrializada nos hipermercados, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

O suco pode ser feito facilmente em casa, sendo recomendado meio copo do suco, 01 a 02 vezes por dia.

Ingredientes

  • 100 g da polpa de Aloe Vera;

  • 1 litro de água ou suco de laranja;

  • 1 colher de mel.

Modo de preparo

Para preparar o suco, basta juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que fique homogêneo. É recomendado que esse suco seja consumido apenas 01 a 02 vezes por dia, uma vez que quantidades superiores podem levar à irritação da mucosa intestinal.

O gel pode ser adicionado a cremes, shampoos e máscaras para pele e cabelos.  

 

 

 

 

 

 

 

                                                                  

"Quando existe o livre fluxo de Qi (energia) e Xue (sangue) a doença não se instala" (ditado chinês).

A MTC - Medicina Tradicional Chinesa é um conjunto de técnicas que tem por objetivo a cura de doenças físicas e emocionais, através do uso de agulhas, môxa, ventosas e sementes, em meridianos e pontos específicos do corpo.

Atua diretamente no sistema nervoso, harmonizando e estimulando o equilíbrio do corpo para reestabelecer a saúde.

A acupuntura é tão eficaz que reduz o uso de medicamentos alopáticos podendo até, suspendê-los, em alguns casos.

 

É a ciência médica baseada na literatura clássica chinesa. É formada por cinco Pilares:

Dietoterapia Chinesa

Prática Física - Qi Gong

Massagem

Acupuntura

Fitoterapia Chinesa

 

Ideograma Qi: força, energia.

Este ideograma representa literalmente a força do vapor no cozimento do arroz. Não é palpável. É aquela força que empurra a tampa da panela para cima. Sabemos que existe, mas não podemos tocá-la.

O Xue (sangue) é a forma densa e material do Qi. O Qi e o Xue estão intimamente ligados.

 

Os chineses utilizam sempre a natureza e as tarefas do dia a dia de maneira poética para ilustrar a visão da Medicina Chinesa.

No Oriente, utilizam Acupuntura e Massagem como prevenção.

No Ocidente, só quando a doença já se instalou, buscam a Acupuntura.     

      

A môxa é um bastão feito com folhas de artemísia prensadas.

Trabalha com o calor, é aceso e colocado junto à pele em pontos específicos ou simplesmente, no local da dor. Os resultados são excelentes principalmente em casos de baixa imunidade e dores crônicas ou agudas.

É antiinflamatório, analgésico, relaxante e desintoxicante.

Pode ser usada também em conjunto com agulhas.

Prancheta 1_edited.png

ENVELHECENDO COM SAÚDE -        15/01/2021

Hoje vivemos mais. A população idosa do planeta aumentou consideravelmente e com isso, as doenças ligadas à idade avançada também.

Prevenção ainda é o melhor remédio.

Todos iremos envelhecer, mas podemos escolher como.

No Oriente as pessoas fazem sessões regulares de acupuntura ou do-in que conservam o sangue e a circulação linfática.

A livre circulação impede que a doença se instale.

 

A DOENÇA SEGUNDO A VISÃO ORIENTAL - MTC

Segundo Bing Wang no livro "Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo", o homem moderno não sabe preservar uma boa saúde. Não preserva sua essência vital (Jing) - a energia que herdamos no nascimento - e não economiza energia. Não segue um padrão para atividades diárias, alimentação e bebidas; gerando um corpo debilitado e envelhecido precocemente.

Com um estado mental tranquilo reservando um instante por dia para acalmar a mente, com consciência do próprio corpo, sabendo descansar, se exercitar e alimentar, é possível conservar uma boa saúde.

A depressão é comum no idoso. A depressão é um sofrimento insuportável e pode atingir qualquer faixa etária. Sessões de psicologia, acupuntura, reiki e tratamentos com óleos terapêuticos naturais, conseguem resolver.

Segundo o livro da Dra. Cristiane Martins de Lira - "A Natureza a seu favor, Saúde Natural", Os primeiros sinais físicos são: insônia ou sono excessivo, falta de apetite e perda de peso, problemas estomacais, cansaço excessivo, dores de cabeça, suor excessivo e enjôos.

Os primeiros sinais emocionais: abatimento, ansiedade, irritabilidade, preocupação excessiva, dificuldade de concentração, isolamento social, sensação de invalidez, solidão, crises de choro, apatia.

Quando nossa mente está em paz, experimentamos somente pensamentos positivos, solidariedade, contentamento, amor. Mesmo com os problemas do dia a dia.

Os exercícios não devem exaurir o corpo, apenas mantê-lo saudável. Sempre escolha um exercício que goste de fazer: ginástica, dança, yoga, natação, hidroginástica, arte marcial...são muitas opções.

A alimentação deve ser saudável evitando frituras, enlatados, embutidos e açúcares. Na dúvida, procure um nutricionista.

O sol é visto como vilão, mas precisamos tomar banho de sol moderado diariamente, sem protetor solar, antes das 10:00. A saúde óssea depende da exposição ao sol. Segundo o Prof. Dr. Michael F. Holick em seu livro "Vitamina D", o sol é vital para o bom funcionamento do nosso organismo.

Terapia de óleos essenciais ACONCHÊGO - Calmante, antidepressivo, trata insônia, dor de cabeça, perda emocional. É cicatrizante e antirugas.

 

A linha de tratamento com óleos terapêuticos foi preparada com todo cuidado, carinho e conhecimento. Sou formada em Aromaterapia há mais de 10 anos e estou em constante estudo e pesquisa.

A cada dia, novas pesquisas estão sendo feitas e mais pessoas estão sentindo os benefícios da aromaterapia. Além de útil, a aromaterapia é fascinante. O poder das plantas é ancestral.

Espaço Verônica Lisboa em São José do Rio Preto - SP , trabalha com Terapias Naturais para cuidar da Saúde e da Estética.

Possuímos atendimento presencial para Acupuntura, Estética, Aromaterapia e Yogaterapia; e online para Aromaterapia e Yogaterapia.

Prancheta 1_edited.png

Entendendo um pouco de MTC - 27/11/2020

Prancheta 1_edited.png

QUEM NÃO GOSTA DE UMA MASSAGEM NOS PÉS? - 08/01/2021

Quando alguém toca nossos pés, nos sentimos confortados.

Os pés possuem terminações nervosas, carregam nosso peso, sofrem constante pressão dos sapatos. Precisamos cuidar deles com carinho.

Além de massagear, precisamos hidratá-los constantemente e uma vez por semana, utilizar máscara própria.

Se possuir problemas nas unhas, procure um podólogo. Este profissional está capacitado para tratar quaisquer problemas com segurança.

REFLEXOLOGIA

 

Introdução à Reflexologia

A Reflexologia é uma técnica milenar oriental, também conhecida como Massagem de Compressão ou Terapia dos Pontos de Pressão.

É uma técnica que utiliza pressão e massagem nas zonas onde estão os pontos terminais dos nervos e que estão ligados diretamente a um órgão ou a alguma parte do corpo.

A Reflexologia Podal (pés) é o tipo de reflexologia mais utilizada e tem como objetivo equilibrar a energia do corpo; auxiliar no tratamento de doenças tanto físicas como emocionais e promover relaxamento profundo.

Não possui contraindicações nem efeitos colaterais.

 

O que é Reflexologia

É a pressão feita com os polegares nos pontos reflexos dos pés. Também possuímos pontos reflexos nas mãos e nas orelhas.

Hoje iremos abordar apenas a reflexologia podal.

Promove intenso relaxamento e equilibra a energia do corpo, melhorando as condições do organismo e do sistema imunológico.

Já sabemos que as dores e as doenças são causadas pelo desequilíbrio do corpo.

É necessário estudar para saber os pontos reflexos detalhadamente e fazer um diagnóstico, um tratamento. É muito eficaz.

Hoje falarei sobre uma forma de relaxar o corpo todo apenas com massagem e pressão dos polegares nos pés. Uma automasssagem relaxante, equilibrante e revigorante.

Segue abaixo o mapa dos pés para dar uma ideia da localização de cada parte do corpo representada e a área a ser manipulada. Devemos notar, que existe diferença de um pé para o outro, devido a localização dos órgãos.

Ao observar o mapa dos pés, podemos perceber que a parte superior do pé (dedos e parte superior das almofadas) é referente a cabeça e ao pescoço (cérebro, têmporas, glândula pineal, hipófise, olhos, nariz, orelha, tireóide, seios da face, pescoço, coluna cervical).

Dividindo o pé em três partes horizontais, parte superior abaixo dos dedos, parte medial e parte inferior, podemos observar:

A parte superior abaixo dos dedos, é referente a parte superior do nosso corpo (coração, pulmões, brônquios, esôfago, diafragma, coluna dorsal, plexo solar).

A parte medial é referente ao centro do nosso corpo (estômago, fígado, vesícula biliar, glândulas supra-renais, rins, pâncreas, baço, intestinos).

A parte inferior é referente a área do baixo ventre e pélvica (bexiga, coluna lombar, cóccix, nervo ciático, ovários, testículos, útero, ureter).

Automassagem nas zonas reflexas

Sente-se de maneira confortável e cruze a perna direita sobre a esquerda. Caso não consiga, sente-se em uma cadeira, posicione outra cadeira em sua frente, coloque a perna direita sobre ela com a planta do pé virada para cima e incline-se sobre ele. Depois, repita os movimentos no outro pé.

Pegue o pé generosamente utilizando as duas mãos. Utilize os polegares para massagear e fazer pressão. Inicie pelos dedos do pé. Depois, faça a divisão do pé em três partes verticais e três partes horizontais. Alterne com pressão dos polegares e deslizamento.

Ao terminar, sentirá que todo o corpo foi massageado: cabeça, órgãos internos, músculos...aliviando tensões, melhorando o sono, o estresse e dor de cabeça.

A reflexologia é muito utilizada por ser de fácil aplicação.

Caso queira resultados mais eficazes, procure um profissional da área.

No atual momento de pandemia e incertezas, vivenciamos o medo de sair de casa e de ter contato com outras pessoas. É normal.

Prevenir é o melhor remédio.

A Terapia com Óleos Essenciais é fantástica e não é necessário sair de casa para utilizá-la! Trata o físico e o emocional, tal qual a visão da Medicina Tradicional Chinesa. Pode ser utilizada em casa ou qualquer outro lugar.

Procure sempre um terapeuta com formação em Aromaterapia.

Pensando nisso, formulei três (03) óleos terapêuticos com óleos essenciais 100% puros em embalagem rollon de fácil aplicação, com a terapêutica básica:

Resistência (estimulante do sistema imunológico, antiviral, bactericida);

Aconchêgo (traz conforto, paz, acalma, alivia dor de cabeça, insônia);

Atividade (traz ânimo, alegria. Trata enjoo, indigestão, azia. Ativa a memória e concentração).

Fórmulas com concentração segura para utilização em idosos e crianças também.

Se desejar um óleo personalizado para tratar um caso específico, aqui no Espaço Verônica Lisboa o atendimento pode ser feito virtualmente (com hora marcada) e a sinergia com óleos essenciais é feita de acordo com a necessidade, a doença ou o estado emocional.

Bem, mas o que são os óleos essenciais? Como podem ser utilizados?

 

ÓLEOS ESSENCIAIS

Os óleos essencias são extratos vegetais 100% puros, altamente concentrados e voláteis. Estão localizados entre as células das plantas e podem ser extraídos das flores, folhas, caules, raízes, sementes, cascas e resinas, por diferentes métodos.

Necessitam ser diluídos para utilização.

Pesquisas científicas confirmam as propriedades terapêuticas dos óleos que atuam através do sistema olfativo e da absorção da pele.

UTILIZAÇÃO

Inalação: pingar uma gota de óleo essencial num lenço de papel.

Inalação a vapor: ferver a água, colocar numa vasilha de vidro, pingar uma ou duas gotas de óleo essencial e cobrir a cabeça com uma toalha.

Massagem: deslizar uma sinergia (mistura) preparada com creme ou óleo vegetal e óleos essenciais por todo o corpo.

Escaldapés: em uma bacia com água bem quente, pingar 5 a 10 gotas de óleo essencial. Mergulhar os pés e cobrir as costas com uma toalha.

Pessoas hipertensas devem utilizar água morna.

Banho: encher a banheira com água quente, pingar 05 a 15 gotas de óleo essencial. Entrar e relaxar.

Aromatizador: em um aromatizador de cerâmica aquecido por vela, colocar água no pratinho e pingar de 4 a 6 gotas de óleo essencial.

 

O QUE PODE SER TRATADO COM OS ÓLEOS ESSENCIAIS?

Problemas digestivos, circulatórios, varizes, calos, fungos, manchas, rugas, psoríase, candidíase, insônia, dores, artrose, inflamações, sinusite, rinite, dores de cabeça, depressão, ansiedade, estresse.

AROMATERAPIA - TERAPIA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS - 18/12/2020

O QUE É TERAPIA DE VENTOSA?

Método que visa tratar doenças causando uma congestão local por meio de um vácuo que é criado entre a ventosa e a pele. As ventosas podem ser de acrílico, vidro, silicone ou mecânicas.

É um tratamento natural e seguro, ideal para expelir as toxinas e o sangue residual do organismo. Fortalece o metabolismo promovendo imensa melhora na constituição orgânica.

Liberando o bloqueio de Qi (energia) e Xue (sangue) a saúde geral melhora.  Alivia a dor, trata a doença e relaxa.

 

Ventosa de acrílico.

 

Os diversos formatos de ventosas

 

Copo de acrílico: O copo é posicionado na pele e com uma pistola de sucção, o ar é retirado do interior do copo, sugando a pele;

Copo de silicone: O copo será apertado com os dedos e depois posicionado no local a ser tratado. O vácuo criado irá sugar a pele;

Copo de vidro: Uma chama é acesa no interior do copo e a seguir o copo é colocado na pele. O vácuo se forma quando o oxigênio de dentro do copo é consumido pelo fogo e a pele é sugada;

Copo mecânico:  As ventosas são posicionadas no local a ser tratado. O aparelho será ligado na força de vácuo necessária. Aos poucos a pele vai sendo sugada e a ventosa fica presa na pele.

 

Ventosaterapia associada a outras técnicas

Sangria e ventosa: é possível efetuar uma sangria no local afetado e logo após posicionar a ventosa.

Agulha e ventosa: é possível inserir uma agulha de acupuntura no ponto correto e logo após posicionar a ventosa.

 

Eficácia da terapia de ventosa

Purificação do sangue: a ventosa ajuda a expelir o sangue estagnado. Filtra o sangue doente promovendo a regeneração sanguínea. Dinamiza a troca gasosa nos tecidos da epiderme estimulando a oxigenação cutânea. O sangue purificado é fonte de nutrientes para as células estimulando os nervos para maior produção de hormônios que fortalecem o metabolismo.

 

Indicações

Dor muscular, AVC, paralisia, artrose, reumatismo, dor abdominal, dor de estômago, arteriosclerose, intoxicação por substâncias químicas (medicamentos), cefaleia, fadiga, hipertensão arterial, tosse, asma, obesidade, gordura localizada, celulite, prisão de ventre.

 

A pele pode ficar marcada?

Sim. Poderão aparecer marcas roxas ou avermelhadas no local da aplicação de acordo com o grau de estagnação.

Algumas pessoas não apresentam marcas após a aplicação. Depende também, da sensibilidade capilar de cada um.

Quanto maior a estagnação, mais escura será a marca.

A marca desaparece em 3 dias mais ou menos. Quanto mais clara, mais saudável.

Aqui no Espaço Verônica Lisboa você pode usufruir de tratamentos para dores agudas ou crônicas com ventosas.

O tratamento com ventosas para celulite e gordura localizada também é muito eficaz com excelentes resultados.

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - VENTOSA - 11/12/2020

Prancheta 1_edited.png
bottom of page